segunda-feira, 21 de junho de 2010

manobra para desobstrução em lactentes

Manobra para desobstrução em lactentes

Golpes dorsais.
Compressão toracica.

Em lactentes e crianças deve-se visualizando o corpo estranho antes de tentar removê-lo com uma pinça ou com o dedo.

Manobra de hemlich em lactentes:

Bebê consciente (menos de 1 ano)

1. Apóie a cabeça e o pescoço do bebê em uma das mãos. Coloque a criança com o rosto para baixo, apoiando a barriga dela no seu braço, mantendo a cabeça mais baixa do que o corpo. Apóie o seu braço na coxa.





2. Golpeie as costas da criança 4 vezes, com força, pressionando a palma da mão entre as omoplatas (asa de borboleta) dela.

3. Prenda o bebê entre suas mãos, apoiando a cabeça e o pescoço em uma delas, e vire o bebê de costas. As costas, o pescoço e a cabeça do bebê devem ficar apoiados no seu braço, sendo que a cabeça deve ser mantida abaixo do corpo.


4. Usando 2 ou 3 dedos , faça 4 compressões no esterno (osso do meio do tórax). Comprima o esterno abaixando de 1,5 a 2,5 centímetros em cada compressão. Evite pressionar a ponta do esterno.

5. Repita os procedimentos anteriores (compressões nas costas e depois no tórax) até que o corpo estranho (objeto) que está impedindo a passagem do ar seja expelido ou que a criança fique inconsciente.

Método alternativo: Deite a criança no seu colo, com o rosto voltado para baixo, a cabeça mais baixa do que o tronco e apoiada firmemente. Faça 4 compressões nas costas. Vire o bebê de costas e comprima 4 vezes o tórax.

Bebê inconsciente

1. Grite por "Socorro", peça ajuda! Ligue para 193 ou o número do serviço de resgate local.

2. Com o bebê deitado de costas, eleve seu queixo e puxe sua língua para visualizar a garganta e possivelmente o corpo estranho (objeto) que está impedindo a passagem do ar. Se enxergar o corpo estranho, remova-o.

3. Faça respiração boca-a-boca.

4. Aplique a seqüência de compressões nas costas e no peito conforme descrito para bebês conscientes.

5. Após cada seqüência de compressões nas costas e no peito, procure novamente o corpo estranho e, se estiver visível, retire-o.

6. Faça respiração boca-a-boca. Repita os passos 4 e 5.

7. Se depois de remover a obstrução, o bebê não estiver respirando, inicie o ABC da ressussitação cardipulmonar.

Crianças consciente (acima de 1 ano)

Para desalojar um objeto das vias aéreas de uma criança:

  • Faça compressões abdominais (manobra de Heimlich) como descritas para adultos. Evite aplicar excesso de força.

Crianças inconsciente (acima de 1 ano)

Se a criança ficar inconsciente, continue agindo como no caso de adultos, exceto:

  • Em crianças de até 8 anos de idade, não procure o objeto estranho com os dedos, cegamente. Em vez disso, faça a elevação do queixo e da língua como em bebês e remova o corpo estranho apenas se estiver enxergando.

(Nota: Pressões abdominais não são recomendadas em bebês. Não se deve procurar o corpo estranho com os dedos sem visualizá-los em bebês e crianças abaixo de 8 anos de idade.)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Parada Cardiorespiratória

A parada cardiorespiratória ou PCR é a parada da circulação sanguínea que ocorre pela interrupção súbita e inesperada dos batimentos cardíacos ou a presença de batimentos cardíacos ineficazes. Após uma PCR o indivíduo perde a consciencia por cerca de 10 a 15 segundos devido a parada da circulação sanguínea cerebral.

Caso não haja retorno da circulção espontânea e o paciente não seja submetido a ressuscitação cardiopulmonar, a lesão cerebral começa a ocorrer em cerca de 3 minutos e após 10 minutos de ausência de circulação as chances de ressuscitação são próximas de zero.

A parada cardiorespiratória pode ocorrer na presença de três ritmos cardíacos diferentes: a fibrilação ventricular ( caracterizado pelo ritmo cardíaco rápido, irregular e ineficaz ); assistolia ( ausência de ritmo cardíaco, interrupção da atividade elétrica do músculo cardíaco ); atividade elétrica sem pulso ( presença de atividade elétrica no músculo cardíaco, não há circulação sanguínea e os batimentos cardíacos são ineficazes ).

As causas da parada cardiorespiratória são varias, podendo ser resultado de: choque circulatório, choque séptico, trauma, doença cardiovascular, entre outras. Um infarto pode causar uma parada cardiorespiratória, ja que este pode prejudicar o músculo do coração, impedindo-o de se contrair vigorosamente.

A pulsação do coração faz com que o sangue circule por todo o corpo. Quando o coração não funciona corretamente ou para, o sangue que conduz o oxigênio e nutrientes não chega aos tecidos e órgãos, fazendo com que órgãos vitais como coração e pulmão pare de funcionar por falta de energia.

Pode se diagnosticar uma parada cardiorespiratória através da ausencia de movimentos respiratórios, inconsciência, cor arroxeada das unhas e lábios, dilatação das pupilas.

segunda-feira, 26 de abril de 2010